Qual é o papel do Brasil na segurança alimentar mundial?
Atualmente o Brasil tem um papel muito importante na segurança alimentar mundial.
Os problemas ambientais têm agravado uma crise, assim como o aumento da pobreza e o crescimento da população nos últimos anos.
Mas qual o papel do Brasil na segurança alimentar mundial? Esse é o tema do nosso artigo de hoje, acompanhe com a gente.
VAMOS FALAR SOBRE A SEGURANÇA ALIMENTAR?
O conceito de segurança alimentar, define o que é necessário considerar para que determinada população não sofra com a fome, ou com doenças causadas pela subnutrição, como acontece em muitas regiões infelizmente.
Dessa forma, para avaliar os níveis da segurança alimentar em um país ou região levamos em conta:
- Disponibilidade: de produção, de importação e armazenamento de alimentos;
- Estabilidade: é a presença constante de alimentos guardados nas residências;
- Acesso: se as pessoas têm condições de pagar pelo alimento que consomem;
- Consumo: os alimentos são nutritivos e são do gosto pessoal de cada um.
Logo, a falta de qualquer um desses aspectos pode causar a insegurança alimentar, já que seus habitantes ficam expostos a doenças, fome ou até à extrema pobreza.
Portanto, países produtores de alimentos possuem um papel tão importante para atingir esse ideal.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA INSEGURANÇA ALIMENTAR?
As principais causas de insegurança alimentar no mundo podem incluir tanto fatores de ordem natural, quanto questões políticas e financeiras. Dessa forma, as questões que mais podem impactar são:
- A poluição na atmosfera;
- A degradação do solo;
- A falta de abastecimento de água;
- A população mundial que segue em uma crescente;
Diante disso, alguns apontam o Brasil como um dos países que podem ajudar a transformar essa realidade.
Qual a posição do Brasil como produtor de alimentos?
A história econômica do Brasil é marcada por diversos ciclos de produção no setor do agronegócio, e poucas mudanças nesse quesito. É um setor que continua aquecido, e ainda é um dos maiores exportadores do mundo.
Do Brasil Colônia à atualidade, podemos citar diversos produtos que foram comercializados, dentro e fora do país, o açúcar é um bom exemplo disso, já que é um dos produtos mais exportados.
Como é o comércio de produtos agropecuários?
Em um ranking mundial, o Brasil é o terceiro país, atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia. Portanto, ele é responsável por 5,7% do mercado mundial nesse setor.
Alguns dos produtos que são produzidos e vendidos pelo Brasil são:
- Soja;
- Café;
- Milho;
- Carne de frango e bovina;
- Frutas;
- Açúcares e melaços.
Nem todos esses alimentos, no entanto, se destinam ao consumo humano. Alguns deles também estão disponíveis em farelo para servir como rações.
QUAL O DESTINO DE PRODUTOS BRASILEIROS?
O Brasil exporta parte desses alimentos para os países, alguns podem ser considerados inclusive um dos mais populosos do mundo, além dos que sofrem com a falta de recursos naturais, o que impossibilita a produção, são exemplos:
- China;
- Estados Unidos;
- Japão;
- Chile;
- Argentina;
- México;
- Coreia do Sul;
- Alemanha.
QUAL O PAPEL DO BRASIL NA SEGURANÇA ALIMENTAR MUNDIAL?
Diante da presença no mercado de produtos agropecuários e alimentos em geral, o Brasil ocupa uma posição essencialmente relevante para a segurança alimentar mundial. Assim, além dos recursos naturais, o país investe em tecnologia para esse setor.
Os principais fatores que contribuem para que o Brasil tenha uma boa produção anual, é o clima tropical, à grande área destinada para o plantio, solo fértil e água, por exemplo. Além disso, os produtores sempre buscam formas de aumentar a safra sem prejudicar a qualidade dela.
QUAIS AS PRINCIPAIS DIFICULDADES?
Entre os principais obstáculos para que o Brasil contribua ainda mais para a segurança alimentar mundial, está o aumento da população. De acordo com uma projeção da ONU, o planeta vai abrigar cerca de 9 bilhões de pessoas até 2050, sendo 2 bilhões a mais que hoje, isso nos próximos 30 anos.
Outro fator que também interfere é o desgaste dos recursos naturais que vêm sofrendo alterações com as mudanças climáticas, e com o aumento da demanda de produção, com o tempo será necessário mais espaço, pois a colheita pode ser limitada com esse agravamento.
COMO É A TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO E COMO ELA COLABORA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR?
Como solução para o problema da falta de segurança alimentar, o modelo de produção mudou bastante.
Hoje não é necessário ter uma extensa área de cultivo para se ter uma colheita ampla, a tecnologia evoluiu ao ponto de conseguirmos ter controle total a partir de ferramentas, lâminas para corte, além de softwares de gestão que auxiliam muito nessa demarcação e controle.
Logo, a segurança alimentar é uma questão mais próxima da solução à medida que a tecnologia para esse setor evolui. Alguns exemplos do que já podemos encontrar são:
- Sensores na agricultura;
- Internet das coisas;
- Robótica;
- GPS agrícola;
- Drones.
Tudo isso pode colaborar com uma crescente na colheita anual, possibilitando a redução do tempo de espera. Além disso, muitos desses itens também levam em conta a produção sustentável e livre do uso de elementos tóxicos.
COMO É A ATUAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR NO SUPORTE À SEGURANÇA ALIMENTAR?
A agricultura familiar, hoje, é responsável por cerca de 70% do consumo aqui no Brasil, dessa forma é um setor que pode colaborar com a segurança alimentar, e por isso, recebe incentivos do governo, isso ocorre pelo impacto que o setor do agronegócio causa em tantas famílias produtoras.
O Brasil é um grande produtor agrícola, e analisando as condições históricas pode-se esperar que ele cumpra o papel de reduzir a insegurança alimentar, que hoje podemos presenciar.
Além disso, é necessário investir na superação dos problemas ambientais, em especial os problemas com a emissão de CO2, além de outros que são essenciais, para continuar nessa expectativa.
O grupo Hagane é especialista em ferramentas de corte e comprometida com o crescimento de empresas que tem como propósito o crescimento sustentável e coletivo de toda a sociedade.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando nosso blog, para mais informações. Até a próxima!