Saiba como funcionam as linhas de corte longitudinal Slitter
As linhas de corte longitudinal são ferramentas usadas para cortar materiais longos, como tubos e barras.
Elas são compostas por um conjunto de lâminas que giram em alta velocidade e são capazes de produzir cortes precisos.
Esses equipamentos também podem ser usados para cortar materiais de diversos tamanhos e espessuras.
Eles são especialmente úteis para a produção em massa, pois podem trabalhar com grandes quantidades de material.
Neste conteúdo, vamos abordar como funcionam as linhas de corte longitudinal, quais os tipos existentes e quais as suas principais vantagens. Boa leitura!
O QUE É O CORTE LONGITUDINAL?
O corte longitudinal é um tipo de corte que trabalha com produção contínua para diferentes tipos de bobinas.
Também conhecido como Slitter, ele oferece alta precisão para a produção de chapas, podendo ser configurado de acordo com a necessidade, variando em espessura, características do material e volume da chapa.
O corte longitudinal é um dos mais utilizados na indústria por sua praticidade, rapidez e ótimo custo para a transformação de bobinas em tiras.
A utilização desse tipo de corte garante alta produtividade para o corte de bobinas, além de manter um uso flexível, fácil e de alta qualidade.
COMO FUNCIONA O CORTE LONGITUDINAL?
O corte longitudinal funciona por um processo cisalhamento, ou corte, de uma bobina metálica em diversas tiras com larguras menores, mantendo sempre o mesmo sentido do fluxo da bobina.
As tiras cortadas são transformadas em rolos de tamanhos menores em relação à bobina principal.
Geralmente o material processado pelo corte longitudinal apresenta espessura entre 0,20 e 10 mm, originados por bobinas principais com peso variável de 5 a 35 toneladas e largura de até 2.000 mm.
O corte longitudinal pode ser aplicado em materiais com propriedades diferentes dos padrões citados acima, já que as máquinas especializadas podem ser programadas para esse fim.
CARACTERÍSTICAS DAS LINHAS DE CORTE LONGITUDINAL
As linhas de corte longitudinal contemplam equipamentos projetados para realizarem o processo de corte com a largura ideal de acordo com a necessidade.
Esses equipamentos funcionam a partir da inserção da bobina principal na máquina que fará o desbobinamento. Quando esse processo começa, o material passa por lâminas rotativas que são inseridas de acordo com as medidas do recorte desejado.
É importante ressaltar que os recortes também são configurados na máquina, que mantém os limites de tolerância e capacidade de corte.
As máquinas das linhas de corte longitudinal podem atender diversos segmentos de mercado em suas necessidades, processando bobinas de espessura de 0,30 mm até 6,35 mm, além de larguras de 600 mm a 1.600 mm, trabalhando com velocidades de até 120m/min.
As linhas de corte longitudinal da Hagane, por exemplo, garantem um ótimo custo benefício para a indústria, uma vez que é composta por diversos itens como:
- Facas rotativas.
- Anéis expulsadores e separadores.
- Anel Hag-Light.
- Discos e anéis.
- Separadores de fita e porca hidráulica.
Uma das principais vantagens das linhas de corte longitudinal da Hagane é a garantia de qualidade, além da durabilidade, precisão e excelente acabamento.
PRINCIPAIS APLICAÇÕES DAS LINHAS DE CORTE LONGITUDINAL
A bobina principal, também conhecida como bobina-mãe, é fabricada por siderúrgicas, mantendo largura variável entre 1.000 a 1.500 mm.
A maioria das aplicações precisa de adequação da largura da bobina para que o material seja processado por máquinas industriais como perfiladeiras de chapas e prensas.
Logo, é necessária a utilização das linhas de corte longitudinal para realizar essa divisão da bobina principal, sendo processo intermediário da indústria metalúrgica.
Os principais segmentos industriais que trabalham com o corte longitudinal são:
- Construção civil.
- Distribuidores de aço.
- Automobilísticos.
- Estamparia de metais.
- Esquadrias metálicas.
- Linha branca.
- Fabricação de móveis em aço.
- Fábricas de gôndolas, prateleiras e expositores.
- Refrigeração e aquecimento.
- Tubos de aço, dentre outros.
QUAIS AS VANTAGENS DAS LINHAS DE CORTE LONGITUDINAL?
Conforme mencionamos acima, a utilização das linhas de corte longitudinal, ou slitter, são de suma importância para a indústria metalúrgica e segmentos que trabalham com produtos em aço.
Utilizado em larga escala pela a indústria, o corte longitudinal oferece diversas vantagens para as operações metalúrgicas, como:
- Maior qualidade, já que o corte slitter é preciso e não ocasiona rebarbas.
- Menor desperdício, proporcionando o corte preciso de toda a extensão da bobina com o mínimo de resíduos.
- Menor custo de pessoal, pois o processo pode ser realizado somente por um operador.
- Alta velocidade de processamento, deixando a execução dos cortes mais rápida.
- Processo de corte suave para espessuras mais sensíveis.
- Excelente qualidade de bobinas rebobinadas.
- Extração facilitada das bobinas menores.
- Custo de aquisição acessível e facilitado.
Como vimos, o corte longitudinal é um processo de grande importância para trabalhar o aço, que será matéria-prima para diversas indústrias.
Para o sucesso do processo, é preciso trabalhar com linhas de corte longitudinais de alta performance. Logo, você pode contar sempre com a Hagane.
TRABALHE AS LINHAS DE CORTE LONGITUDINAL DA HAGANE
A Hagane possui 31 anos de experiência em ferramentas de corte e linhas para corte longitudinal.
É considerada uma das principais empresas do segmento, atendendo todo o Brasil e países do Mercosul.
Além de investir sempre em tecnologia e inovação, a Hagane é certificada NBR ISO 9001:2015, o que reforça a credibilidade e qualidade de seus produtos.
Escolha trabalhar com as linhas de corte longitudinal da Hagane.
Gostou deste artigo? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades.
Até a próxima!