A história da embalagem e sua evolução até hoje
A embalagem está presente em nosso dia a dia de forma tão natural, que você talvez nunca tenha pensado como surgiu. Então, saiba como foi o caminho para chegar aos tipos que conhecemos hoje para diversos produtos
COMO SURGIRAM AS PRIMEIRAS EMBALAGENS?
Nos primeiros passos do homem primitivo, ainda não havia necessidade de embalar alimentos, pois eram consumidos de imediato. No entanto, à medida que passou a guardar comida, as embalagens eram nada mais do que folhas em volta dos mantimentos.
Com o decorrer do tempo, novos formatos, mais elaborados começaram a surgir. Tigelas de barro e cestos de fibras, por exemplo, foram criados.
Anos mais tarde, com a descoberta do fogo, recipientes de metal e vidro foram criados.
QUANDO SURGIRAM NO BRASIL?
No país, os povos indígenas já usavam formas em barro, ou cabaças para colocar alimentos, por exemplo. As embalagens por sua vez, visando o comércio, vieram com os Portugueses e a abertura dos portos.
Consistiam em sacos de estopa, garrafas de vidro ou ainda barris de madeira para colocar os produtos. Apenas a partir de 1950, passou a haver uma maior atenção às embalagens, para serem mais atrativas aos clientes, com os rótulos em destaque.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E A EVOLUÇÃO DAS EMBALAGEN
Diante da produção em larga escala, surgiu uma demanda maior por embalagens para os produtos. Por outro lado, o avanço na tecnologia permitiu criar itens mais elaborados, em plástico, mais fortes.
Não bastava apenas envolver os alimentos, mas também ampliar a sua duração. Por isso, a indústria passou a dar mais atenção a este nicho, criando novos materiais e formas, para uma validade maior dos produtos.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM?
O design da embalagem hoje é quase tão importante quanto o seu conteúdo, pois é o primeiro contato do cliente, ante uma variedade de opções. Por essa razão, existem setores nas empresas que se dedicam apenas a desenvolver as embalagens dos itens.
FUNÇÕES DA EMBALAGEM
Para além das funções básicas como proteger e conservar o conteúdo, além de otimizar a logística, ela tem alguns outros usos. Assim, confira mais alguns papéis das embalagens na área comercial:
- Reduzir custos, por meio do uso de materiais reutilizados, por exemplo;
- Atrair clientes, uma vez que deve chamar a atenção em meio aos concorrentes;
- Informar, ou seja, deve conter o modo de uso do produto de forma clara;
- Criar uma identidade visual da marca;
- Gerar o desejo pelo consumo.
A praticidade também é um ponto importante na criação de embalagens, pois as pessoas buscam otimizar as suas tarefas diárias. Além disso, buscar materiais recicláveis ajuda a reduzir a geração de lixo, auxiliando na preservação do meio ambiente.
MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS
De acordo com o tipo de conteúdo, é criada uma embalagem que se adeque aos seus atributos. Portanto, confira a seguir os principais tipos e materiais usados, bem como as vantagens de cada uma.
METÁLICA
Os recipientes de metal são feitos em materiais como o aço inox, alumínio ou ligas com mais de um tipo de elemento. Desse modo, são mais resistentes e podem ser empilhadas em grandes volumes. Além disso, permite obter várias formas e pode ser reciclada.
EMBALAGEM DE VIDRO
Com este material, é possível moldar diversas formas, além de oferecer boa proteção contra odores externos. Ainda, pode ser reciclado diversas vezes. No entanto, o item é mais pesado e requer mais cuidado no transporte.
PLÁSTICOS
Uma das opções mais versáteis, pode fazer desde garrafas até saquinhos de doces. Apesar de seu uso popular, é uma das mais poluentes, já que demora a se decompor, mas permite a reciclagem.
EMBALAGENS DE PAPEL
O papel e o papelão são muito usados para proteger os produtos em transporte, por exemplo. Este tipo de material tem o preço mais acessível, e podem ser reciclados. No entanto, não são resistentes à água, o que requer mais cuidados no transporte
EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL
Consiste em uma embalagem que se decompõe de forma natural, pela ação de bactérias ou fungos. Por isso, é a opção mais moderna, e também mais ecológica, que surgiu diante do receio com os efeitos do lixo gerado. Veja, então, alguns exemplos:
- Plásticos orgânicos, feitos a partir do milho, por exemplo;
- Fibra de coco, para embalar alimentos;
- Compostos como fécula de mandioca ou bagaço de cana-de-açúcar.
O grande desafio, no entanto, é que algumas dessas opções ainda têm um custo alto para a produção. No entanto, com o avanço da tecnologia, em breve poderão estar mais presentes no dia a dia dos consumidores.
QUAIS AS TENDÊNCIAS PARA AS EMBALAGENS?
A embalagem é, portanto, uma parte importante do produto em si. Desse modo, é preciso pensar como integrar o conceito e valores da marca a ela. Além disso, a atenção ao meio ambiente já é um fator de escolha dos clientes ao fazer uma compra.
Para se firmar no mercado, então, vale investir em modelos mais criativos e funcionais. Por isso, veja alguns itens para observar:
- Gere uma experiência ao cliente ao abrir o produto;
- Criar um design que destaque a logo da marca;
- Usar as cores que gerem a conexão com a empresa.
Outro ponto importante é a atenção à segurança. Portanto, investir em materiais que não façam mal à saúde, e ainda conservem o sabor e os aspectos do produto é o ideal. Ainda, estar atento ao que há de novo no mercado, para melhorar a qualidade é essencial.
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O que você achou deste artigo? Já conhecia a história da embalagem?
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