Tudo o que você precisa saber sobre a Indústria 4.0!
A Indústria 4.0 trouxe para o mercado uma infinidade de possibilidades para aumentar a lucratividade das empresas, além de tornar os negócios mais competitivos frente a um mundo cada vez mais globalizado.
Dessa forma, a Indústria 4.0, tem como objetivo, otimizar as linhas de produção, e assim conseguir entregar aos clientes produtos e serviços com mais qualidade, seguindo uma padronização específica, além de garantir um maior retorno sobre o investimento.
Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios que a Indústria 4.0 pode trazer para o seu negócio.
Boa leitura!
O QUE É A INDÚSTRIA 4.0?
Também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0, é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diversas tecnologias, a fim de tornar os processos de produção mais otimizados, sempre almejando o aumento de produtividade.
Nesse cenário, as máquinas são capazes de realizar tarefas mais complexas e de forma autônoma, através de sistemas inteligentes elas tomam as melhores decisões, com base no cruzamento de informações em tempo real.
Assim, as fábricas passam a ser chamadas de fábricas inteligentes.
TECNOLOGIAS HABILITADORAS DA INDÚSTRIA 4.0
Para que as fábricas de fato sejam inteligentes, a Indústria 4.0 é baseada em algumas tecnologias. Veja quais são:
MANUFATURA ADITIVA
Também conhecida como impressão 3D, é um recurso bastante utilizado no desenvolvimento de protótipos e peças customizadas.
Embora seja um recurso já utilizado, com a tecnologia disponível os moldes físicos não são mais necessários, pois as peças são fabricadas a partir de modelos digitais.
MANUFATURA DIGITAL
É a utilização de um sistema integrado, baseado em computador, que faz simulação, visualização em 3D, análises e ferramentas de colaboração, com o objetivo de criar definições de processos de manufatura e produtos simultaneamente.
ROBÓTICA AVANÇADA
Aqui é a utilização de máquinas e equipamentos capazes de operarem de forma autônoma. Além disso, em alguns casos, elas podem interagir com pessoas ou com o ambiente em que estão inseridas.
Outro ponto, é que são capazes de alterar o seu funcionamento com base em dados de sensores.
CYBER SEGURANÇA
É a união de software e hardware com o objetivo de proteger os ativos de informação.
Esse conjunto de infraestrutura é capaz de tratar ameaças que colocam em risco a informação que é processada, armazenada e transportada pelos sistemas de informação interligados.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
É a aplicação de análise avançada e técnicas que são baseadas em lógica.
Isso inclui o aprendizado de máquina para interpretar e analisar tendências e comportamentos dos sistemas, além de apoiar e automatizar decisões e realizar ações.
COMPUTAÇÃO NA NUVEM
É uma tecnologia que permite que dados fiquem armazenados na nuvem, ou seja, em servidores hospedados em datacenter. Com isso, é possível acessar as informações de qualquer lugar com acesso à internet.
BIG DATA
É utilizado para descrever o grande volume de tráfego de dados digitais. É uma tecnologia capaz de coletar, armazenar, analisar e estruturar esse volume de dados.
O volume de dados é tão grande e complexo que um software tradicional não consegue fazer o gerenciamento e nem é possível fazer uma análise humana.
OS BENEFÍCIOS DA INDÚSTRIA 4.0
À medida que a Indústria 4.0 foi se popularizando, muitas tecnologias puderam otimizar a linha de produção, proporcionando atingir um novo pico de produtividade, além de transformar as fábricas em espaços mais seguros.
Ou seja, falar sobre a transformação digital é difundir a mensagem de uma linha de produção padronizada, com o máximo aproveitamento de matéria-prima, além de qualidade total nos produtos.
Assim, o uso das tecnologias digitais pode aumentar em média 22% a capacidade produtiva de muitas empresas de diversos segmentos, sendo elas, micro, pequenas, médias e grande porte, como:
Veja a seguir as principais vantagens oferecidas pela quarta revolução digital:
AUMENTO DA PRODUTIVIDADE
Com os investimentos em processos automatizados é possível ter uma linha de produção mais ágil e precisa, trabalhando sem interrupção, com isso, há o aumento da produtividade.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Com a chegada da Indústria 4.0 as máquinas têm autonomia para realizarem suas atividades, assim reduzindo os custos em diversos setores da empresa. Como exemplo, podemos citar a redução de custos com mão de obra e redução de desperdício de materiais.
AUMENTO DA QUALIDADE
Com a redução de intervenção humana nos processos produtivos, também há a redução de riscos de erros na operação. Nesse cenário, as máquinas são programadas para realizarem as tarefas de acordo com padrões estabelecidos.
SEGURANÇA E ERGONOMIA
A implantação de tecnologias também traz mais segurança e ergonomia para os colaboradores. Isso porque as máquinas são desenvolvidas para operarem em tarefas repetitivas e que possam oferecer algum tipo de dano laboral às pessoas.
OPERAÇÃO EM TEMPO REAL
Com a chegada da Quarta Revolução Industrial é possível monitorar as máquinas e equipamentos em tempo real, mesmo que seja em modo remoto. Com isso, é possível aumentar ainda mais a transparência dos processos produtivos.
Como podemos notar, a Indústria 4.0 traz diversos benefícios para uma operação, mas não podemos deixar de mencionar que ainda existem alguns desafios para algumas empresas conseguirem operar utilizando as tecnologias oferecidas.
DESAFIOS DA INDÚSTRIA 4.0 NO BRASIL
Veja a seguir quais são os principais desafios que as empresas brasileiras precisam enfrentar para usufruírem das vantagens oferecidas pela Indústria 4.0, e assim ficarem livres para a transformação digital.
DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Do mesmo modo que as empresas precisam se atualizar e adotar mudanças em seus processos produtivos, os fornecedores também precisam passar por essas mudanças.
Só assim, será possível manter a competitividade e concorrer com outros players mais eficientes e que oferecem melhores soluções com custos menores.
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Investir em novas tecnologias é a base da Quarta Revolução Industrial, mas também representa um grande desafio para muitas empresas.
Parte desse trabalho envolve identificar quais são os setores que oferecem menores barreiras para essa atualização e melhor potencial de desenvolvimento tecnológico. Mas esse é um trabalho que deve ser feito em conjunto – empresas e governo.
INFRAESTRUTURA
As redes móveis e a internet de banda larga também representam um desafio para muitas empresas. Sabemos que em muitas regiões do país a conectividade é um ponto fraco, principalmente quando falamos no uso de novas tecnologias e o grande fluxo de informações que acontece em uma operação.
A ideia é investir cada vez mais em telecomunicações, mais uma vez, é uma iniciativa que precisa envolver organizações privadas e públicas.
Além disso, muitas empresas necessitam de adaptações internas para conseguirem operar de acordo com a Indústria 4.0.
LEIS REGULAMENTADORAS
A Lei Geral de Proteção de Dados, que começou a ter validade em 2020, também representa um desafio para as empresas. Ter uma lei que regulamenta a preservação de dados dos usuários é o caminho natural trazido pelos avanços tecnológicos.
Muitas empresas precisam avaliar os seus processos e fazer as adaptações necessárias, garantindo que as suas operações estejam de acordo com as leis.
DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE
Não é de hoje que a Indústria 4.0 tem impactado na forma como o mercado de trabalho busca por profissionais, com a popularização da tecnologia, as pessoas devem estar preparadas para lidarem com as tecnologias que habilitam a Indústria 4.0.
Por ser algo novo, pode ser um desafio encontrar profissionais com esse perfil. É aí que entra o investimento no desenvolvimento de equipes, para qualificar os colaboradores para atuarem com essas soluções.
DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS
Do mesmo modo que os colaboradores do chão de fábrica devem se qualificar, o mesmo acontece com as pessoas que exercem cargos de liderança.
Assim, os gestores precisam acompanhar essas mudanças, a fim de entenderem melhor o perfil desse novo profissional e como conduzir de forma mais eficiente os processos.
Além disso, com a chegada de tanta tecnologia é preciso que as empresas repensem a sua cultura organizacional.
A Indústria 4.0 não é apenas o investimento em novas tecnologias, é um processo de verdadeira mudança, que exige esforços das empresas que desejam se manter competitivas em seus mercados de atuação.
Além disso, o objetivo da Indústria 4.0 não é fazer com que as máquinas e equipamentos ocupem o lugar das pessoas, mas sim, processos mais ágeis e produtivos. Nesse cenário, podemos afirmar que os colaboradores de uma empresa podem ser alocados em atividades mais estratégicas para uma operação.
SOBRE NÓS!
Nós do Grupo Hagane, sendo uma empresa focada na produção de ferramentas de corte, agregamos as melhores tecnologias da Indústria 4.0 com o objetivo de levar aos nossos clientes as melhores soluções quando o assunto é corte preciso e de qualidade.
Conheça mais das soluções em nosso site, e para mais conteúdos com este acompanhe o nosso blog, sempre abordamos assuntos que são de interesse dos mais diversos mercados.