Usinagem: saiba tudo sobre esse processo!
A usinagem é um processo mecânico de desgaste, que tem a função de dar forma e acabamento a matéria matéria bruta (ou matéria-prima), seja ela metálica ou não.
Ela é uma possibilidade de processo de produção, como a moldagem e a fundição e é bastante presente em indústrias de todos os segmentos, principalmente o de metal/mecânica.
No texto de hoje iremos mostrar tudo o que você precisa saber para entender os processos de usinagem. Boa leitura!
Leia também: Metal duro: um dos materiais mais resistentes ao desgaste.
HISTÓRIA DA USINAGEM
Antes de explicar melhor o que é a usinagem, é importante entender a origem e a evolução desse processo, desde a época que o trabalho era todo feito manualmente, até os dias de hoje, que contam com o auxílio de máquinas e tecnologia.
O ser humano trabalha com metais desde o fim da pré-história, principalmente ouro e cobre. Há relatos em que, 700 antes de Cristo, o homem já buscava moldar materiais brutos em processos rudimentares.
Portanto, foi somente no século XVII que apareceram as primeiras siderúrgicas de aço, iniciando uma evolução e aperfeiçoamento em processos como a usinagem.
Depois, com o avanço tecnológico, principalmente no século XIX, a chegada das máquinas movidas a vapor e, um pouco depois, a eletricidade, mudaram o processo. A partir disso, surgiram novas frentes na indústria, como centros de usinagem, por exemplo.
Desde a década de 50, com o surgimento das máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado) a usinagem evoluiu consideravelmente, alcançando precisões na faixa de 1 mícron (10-6 m).
PROCESSO DE USINAGEM
A usinagem é um processo de fabricação em que as ferramentas utilizadas são formadas por um material cuja dureza e resistência é muito maior que a do material da peça que está sendo usinada.
Os “retalhos” retirados pelas ferramentas caracterizam-se por sua forma irregular e são conhecidos como cavacos.
As operações industriais de usinagem proporcionam a uma peça forma, dimensões, acabamento superficial ou até mesmo a combinação de mais de uma dessas opções.
TIPOS DE OPERAÇÕES
São vários os processos de usinagem convencional que podem moldar e criar peças específicas. O principais são:
Torneamento
Esse é um dos processos mais conhecidos e consiste na moldagem da matéria-prima de qualquer geometria, em um formato cilíndrico ou cônico.
Aplainamento
O aplainamento é responsável pela criação de superfícies planas, geradas pelo corte em movimento de translação.
Fresamento
O processo de fresamento é um pouco mais complicado. Nele a ferramenta de corte produz um movimento de giro, ao mesmo tempo em que é empurrada contra a peça, ao final podemos contar com um formato plano ou curvo.
Furação
A furação é um processo em que uma broca de dois gumes cria uma cavidade cilíndrica na peça. Esse procedimento possui uma variação, que é conhecido como alargamento de furo, onde a broca responsável pela furação pode também aumentar o diâmetro do furo.
Brochamento
O Brochamento é feito por meio de uma ferramenta multicortante, capaz de executar movimentos de translação com a peça estática, e assim dando forma à peça.
Retificação
Esse processo permite a remoção de material com um fino acabamento, através de uma ferramenta feita de grãos abrasivos.
É importante lembrar que, durante todos esses processos o material precisa estar fixado, sem nenhum tipo de movimentação.
MÁQUINAS
As máquinas facilitam e otimizam o processo, possibilitando uma gama maior de processos. Veja quais são as principais:
- Centro de usinagem;
- Mandrilhadora horizontal;
- Máquina de corte água;
- Máquina tridimensional CNC;
- Torno CNC;
- Torno mecânico;
- Retífica cilíndrica;
- Retífica plana;
- Fresadora CNC;
- Centro de usinagem CNC.
Por fim, é interessante entender os serviços que a usinagem implica no cotidiano. Ela é utilizada na indústria automotiva, naval, aeroespacial, petrolífera, construção civil e eletrônica.
E aí, conseguiu compreender melhor o que é usinagem? Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos e até a próxima! ????